sábado

MENSAGEM DE NATAL


A pedido do Seminário Teológico Baptista, a nossa igreja cedeu as suas instalações para a celebração de um Culto de Natal, na passada quinta-feira, dia 16 de Dezembro de 2010.

Foi um privilégio receber professores e alunos, para além de numerosa assistência ligada à congregação da Igreja Baptista de Morelena, no Concelho de Sintra.

Privilégio foi, também, partilhar com todos uma singela meditação bíblica, feita após a leitura de Mateus cap. 1:20-25. Deixamos aqui, em resumo, a essência do que dissemos:

Vivemos dias de "crises”, as mais diversas: políticas, sociais, económicas, espirituais, religiosas… Nesse sentido, identificamo-nos com os protagonistas humanos do primeiro Natal: Maria e José.

Para José, uma tremenda “crise de dúvida” aconteceu quando Maria veio contar o que ouvira do anjo (Lc 1:26-38), dizendo-lhe que estava grávida porque descera sobre ela a virtude do Altíssimo na Pessoa do Espírito Santo.

José não acreditou. E entrou em “crise” de confiança. Ficou desolado. Na sua dúvida, angústia, tristeza José acabou por adormecer. Em sonho, então, o anjo do Senhor veio falar-lhe. E tudo mudou.

Vamos salientar cinco termos cujo significado foi muito importante para ultrapassar a crise de confiança que atingira José e que podem, também, eventualmente, ajudar-nos a vencer dúvidas e consolidar a nossa fé.

1. PRESENÇA. “…Eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor(v.20). Na sua dúvida, José foi sensível à presença do anjo do Senhor. Deus, afinal, estava perto. Como sempre acontece em relação aos Seus. Sobretudo nos nebulosos momentos das nossas dúvidas.

2. PALAVRA. O anjo falou e disse-lhe: “…José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo” (v.20b). Estando perto de nós, Deus tem sempre algo para dizer. Deus é uma Pessoa. Ele fala. Hoje, sobretudo pelas Escrituras Sagradas. Mas o Senhor quer falar-nos também através da Consciência… Criação… Circunstâncias...

3. PROFECIA. “Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz…” (v.22). A Bíblia é, não só mas também, um livro profético. E o estudo das profecias bíblicas alimenta e consolida a nossa fé. Vale a pena estudá-las. Muitas cumpriram-se, com todo detalhe, no nascimento, vida, crucificação e ressurreição de Jesus.

4. PROMESSA. “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados (v.21). A promessa feita pelo anjo a José contou muito para vencer a dúvida. A Bíblia fala das “grandíssimas e preciosas promessas” (1 Pedro 1:4) de Deus. O que o Senhor promete cumpre. Ele não é homem, para mentir. A importância do Bebé divino prometido no primeiro Natal ultrapassou em José todas as suas expectativas. As promessas que temos, hoje, vindas de Deus para nós, podem ajudar-nos particularmente nos momentos de dúvida e insegurança.

5. PRÁTICA. “E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara…” (v.24). O anjo falou, mas foi José quem teve de decidir. E decidiu bem. Acreditar naquilo que o Senhor nos diz é escolha nossa. Escolha sábia. Deus interpela-nos, mas não nos obriga a acreditar.

Seguir os projectos do Senhor para as nossas vidas envolve a nossa decisão pessoal. Se dermos ouvidos ao que Deus tem para nos dizer, HOJE, estaremos no bom caminho para a vida abundante e feliz que Jesus oferece. E, também, para a resolução das nossas eventuais “crises” de confiança e fé.

Tudo começa a mudar, afinal, com a sensibilidade à Sua presença. Como aconteceu com José. E Maria. No primeiro Natal.

Em meu nome e de toda a nossa igreja: VOTOS DE UM BOM NATAL PARA TODOS!

Nota: Seria injusto não salientar o excelente "repasto" - doces, salgados, chá, etc. - com que a União Feminina Missionária da nossa igreja brindou os visitantes para o convívio que se seguiu após o programa. A todas o nosso "Bem hajam"!