quarta-feira

IMITADORES


Uns mais, outros menos, todos somos imitadores. Começámos quando ainda éramos crianças. Para o bem e para o mal, procurámos imitar os nossos progenitores. Daí a responsabilidade que os pais devem sentir e os cuidados que devem ter como “modelos” que são para seus filhos e filhas...

A Bíblia ensina que, pela aceitação dos méritos salvíficos do sacrifício de Jesus feito em nosso lugar nos tornamos de criaturas de Deus em filhos de Deus. Jesus “veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” (Jo 1:11-12).

Para ser imitador de Deus preciso de O conhecer. Como é possível? Deus revela-Se não só na Sua maravilhosa criação, que funciona na base de leis absolutamente seguras e credíveis que Ele promulgou – qualquer lei requer sempre um legislador -, mas também através da Sua Palavra, pela minha consciência, a oração e, sobretudo, em Seu Filho unigénito, Jesus Cristo, nosso Exemplo.

Na qualidade de filhos de Deus muito amados, devemos ser imitadores do nosso Paizinho querido. Deus é amor: quero imitá-Lo na Sua admirável capacidade de amar. Deus perdoa e esquece: quero imitá-Lo na Sua maneira de perdoar. Deus é santo: quero imitá-Lo na sua pureza, pensando como Jesus pensou e vivendo como Jesus viveu.

Imitando Jesus, estarei imitando Deus. Acho que nunca vou desistir de tentar!...

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave... Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. (Ef 5:1-2; 1 Ts 5:15)

Sem comentários:

Enviar um comentário