sábado

UMA BOA NOTÍCIA


O termo “Evangelho” significa Boa Nova ou Boa Notícia. De que se trata? Qual é, afinal, na sua essência, a Boa Notícia?

Evangelho é um plano específico, cujo Arquitecto é Deus, nosso Criador. Um projecto divino revelado nas Escrituras Sagradas. “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.” (1 Co 15:3)

Evangelho é um acontecimento histórico. Num momento pontual da História Deus visitou-nos na Pessoa de Jesus de Nazaré. Cristo nasceu entre nós, vivendo uma vida sem pecado para ser morto na cruz em propiciação pelos nossos pecados.

Evangelho é um projecto cabalmente cumprido. Algo planeado entre o Pai Deus e o Filho e de que resultou o pagamento total dos nossos pecados. Jesus Cristo, "O Cordeiro de Deus”, foi imolado na cruz em oferta propiciatória, perfeita e definitiva, pelos nossos pecados.

Evangelho é uma bênção posta à nossa disposição totalmente de graça. Se não fosse de graça não era Evangelho. Se tivéssemos de pagar não seria Evangelho. Se fosse por nossos méritos pessoais, em vez de somente mediante a fé em Jesus Cristo, não seria Evangelho.

Evangelho é algo que precisa de ser recebido. Deus, graciosamente, pensando em nós, realizou algo muito importante que devemos aceitar. O pagamento dos nossos pecados já foi feito. Mas é preciso crer e aceitar. Só assim nos será aplicada a justiça de Cristo.

O objectivo último do Evangelho é possibilitar a nossa comunhão pessoal, directa, íntima com Deus, mediante a fé em Jesus Cristo. Ele é o Caminho e Deus é o alvo supremo. Amar, conhecer, conviver, glorificar Deus num constante “crescendo” de alegria e paz - eis o propósito do Evangelho!

Ao permitir a nossa comunhão pessoal com Deus, nosso Criador, o Evangelho abre-nos a porta da plena realização humana. Se for vivida em comunhão com Deus, nenhuma vida é vã. Em Deus alcançamos o fim último para que fomos criados. E é possível tornarmo-nos Seus filhos e filhas. Sermos família de Deus. É essa a boa nova do Evangelho. Não é mesmo uma boa notícia?

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna... Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna… Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus. (Jo 3:14-16; 1 Pe 3:16)

4 comentários:

  1. Olá JSR.
    Belo post, autêntica catequese.
    Que saibamos ser merecedores de tão "Boa Nova"
    acolhendo, meditando e principalmente testemunhando, o que nos foi por Ele transmitido...

    Bom fim de semana.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. É sim, uma boa noticia, oxalá eu a aproveite e a saiba dividir com os que me rodeiam. É a minha oração.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rosa!
    Muito grato pela sua visita e incentivo!
    Votos de uma semana muito abençoada.
    Abraços,
    jsr

    ResponderEliminar
  4. Oi Esperança! Olá!
    Que bom saber que também passaste por aqui. Obrigado!
    Beijinho.
    jsr

    ResponderEliminar