segunda-feira

ENVELHECER SORRINDO

LEITURA BÍBLICA:
“Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava sobre ele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei, tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos: Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra. Pois os meus olhos já viram a tua salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações e para glória de teu povo Israel.” (Lucas 2:25-32)

REFLEXÃO:
Pergunta-se: Por que razão Deus escolheu o “velho” Simeão para, quando Maria e José levaram o menino Jesus ao templo, a fim de O apresentar a Deus, lhe revelar quem era aquele menino?

Qual o “segredo” que permitiu a Simeão reconhecer Jesus e afirmar que, depois de tomar em seus braços aquele bebé, já podia morrer em paz, pois os seus olhos tinham contemplado o Messias que traria a salvação não só para os judeus mas também para o mundo inteiro?

Seguramente, um dos motivos foi o facto de Simeão nunca ter desistido de procurar desenvolver a sua intimidade com Deus. Mesmo quando já era velho. E, depois, saber também esperar, pacientemente, os resultados dessa busca e entrega constante ao SENHOR. Em consequência disso, e porque era justo e temente a Deus, o Espírito Santo estava sobre ele.

Na nossa condição de crentes em Jesus, para envelhecermos sorrindo importa que aprendamos o “segredo” do “velho” Simeão e nunca desistamos de cultivar a nossa íntima comunhão com o SENHOR. Mesmo na velhice, Deus ainda poderá surpreender-nos com importantes e admiráveis revelações. Não só para alegria nossa, mas sobretudo para alento daqueles a quem, por nosso intermedio, Deus igualmente Se quer revelar.

Sem comentários:

Enviar um comentário