segunda-feira

TEMPO DE CANTAR


Ontem foi Domingo de Páscoa. Na nossa pequena comunidade cristã, em atmosfera de culto e contagiante alegria, toda a congregação, a uma só voz e repetidamente, proclamou a expressão de vitória usada outrora como saudação pelos primeiros cristãos: “Jesus ressuscitou! Aleluia, Jesus ressuscitou”!

Páscoa significa passagem, mudança. Para os Judeus, a primeira Páscoa foi mudança da escravidão para a Terra da Promessa. Da escura noite da incerteza, para o renascer de um novo e promissor dia cheio de luz; do Mar Vermelho ameaçador, para um caminho novo que podia levar à terra que mana leite e mel.

Tomando o tempo como referência, também a vida humana é feita de mudanças. Mudamos da meninice, para a adolescência. Depois, da adolescência passamos para a juventude. Da juventude mudamos para a idade adulta. De adultos mudamos para a velhice e, finalmente, passamos da velhice para essa misteriosa e incontornável experiência chamada “morte”…

Mas, na verdade, para o cristão renascido, que pode dizer convictamente com o apóstolo Paulo: “vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20), existe ainda uma outra importante passagem: da morte para a vida verdadeira: mergulho definitivo na eterna atmosfera que Deus habita e onde o Filho de Deus que venceu a morte agora está.

Páscoa é tempo de esperança. A mensagem de Jesus ressuscitado vem dar mais sentido à vida. O “cativeiro” da morte já não tem a última palavra. Em Cristo há libertação. É a vida que tem a última palavra e não a morte. Jesus ressuscitado vem ensinar-nos que a verdade é mais forte que a mentira, o amor tem mais força do que o ódio, a vida é mais poderosa do que a morte.

Jesus ressuscitou. Aleluia! Cristo ressuscitado é oportunidade única para que ressuscitemos em nós as virtudes e sentimentos mais nobres que, talvez, há muito podem estar “adormecidas” em nossos corações. Entre elas a alegria, a paz, o amor, o propósito de sermos felizes...

Jesus Cristo vive e caminha connosco. Há esperança. Aleluia! É tempo de cantar.

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1-3)

Sem comentários:

Enviar um comentário