sábado

O AMOR DE DEUS

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”

REFLEXÃO
O amor de Deus é definido pelo termo grego “agapê”, ou seja, o amor capaz de levar alguém a sacrificar-se para o bem dos outros, motivado unicamente por uma imensa generosidade e pura abnegação, sem nunca esperar receber algo em troca.
Jesus exemplificou, com a Sua própria vida, esse conceito de amor. Ele disse: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13).

É esse sublime amor de Deus que pode explicar:

A razão pela qual o Altíssimo nos criou: - Porque Ele é amor, criou-nos para nos amar.

A razão de ser do Seu cuidado para connosco: - Porque nos ama, Deus preocupa-se com a nossa condição natural de pecadores perdidos.

A razão pela qual somos livres: - No amor, não pode haver imposições. Deus ama-nos e espera, da nossa parte, uma resposta positiva, alegre, livre e voluntária em relação ao Seu amor por nós.

A razão pela qual Cristo morreu na cruz em nosso lugar: - O Seu amor por nós levou-O a oferecer-Se como solução para o problema do pecado no mundo (1 Pedro 2:24; Romanos 5:18).

A razão pela qual podemos, de facto, receber a vida eterna: - Porque o amor de Deus se expressa em nós para sempre, através da Pessoa do Espírito Santo, quando Deus, pela Sua graça e mediante a nossa fé depositada no sacrifício de Jesus, nos declara justificados. (1 Coríntios 3:16)

LEITURA BÍBLICA
“Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre… Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna… O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta… Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor... Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (Sl 136:1; Jo 3:16; 1 Cor 13:4-7; Rom 8:38-39; 1 Jo 4:7-8)



2 comentários:

  1. Olá JSR.
    Tudo bem?
    Estou a estranhar tão grande ausência.
    É que nos faz falta passar por aqui e ler algo sobre a Palavra do Senhor.
    Desculpe o meu atrevimento :))

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rosa!
    Muito obrigado por suas palavras de apreço e gentileza. Tenho estado “absorvido” com algumas outras prioridades mas, um destes dias, se Deus quiser, voltarei ao contacto.
    Foi muito bom “ouvir” de si. Que Deus continue a abençoar!
    Abraços.
    jsr

    ResponderEliminar