terça-feira

NORMAS E LEIS


O mundo funciona através de leis seguras e firmemente estabelecidas. Há normas específicas que regem o funcionamento das coisas. É sabido, por exemplo, que, em Química, a fórmula H2O produz água. Podemos não acreditar neste princípio, mas se quisermos ter água temos de obedecer-lhe e agir em conformidade. De facto, duas partes de hidrogénio e uma de oxigénio produzem água.

Há também leis que regem a “arte” de voar. Os construtores de aviões sabem que é assim. E os pilotos também. Ou se respeitam essas leis ou… algo de indesejável seguramente irá acontecer... Nem a Aviação nem a Química inventaram tais leis. Foram descobertas e, agora, respeitadas e correctamente aplicadas, elas funcionam. Se o Homem não respeitar as leis já estabelecidas no universo colherá, inevitavelmente, resultados desastrosos.

Aparentemente, somos livres para escolher acreditar e respeitar ou não essas leis já estabelecidas, que regem o funcionamento do mundo em que vivemos. Mas, de facto, não somos livres para escolher o resultado de qualquer atropelo a essas leis. Se as desrespeitarmos, colheremos, forçosamente, as consequências negativas em conformidade, traduzidas, normalmente, em sofrimento e dor.

Sei que o meu mundo funciona em termos de resultados. Positivos ou negativos, de acordo com as minhas escolhas. Tudo depende de agir ou não de acordo com leis já existentes. E, porque o Homem não é só matéria, também existem leis espirituais que regem a nossa vida humana. Todas essas normas ou leis têm a sua origem no mesmo Legislador: Deus.

Se quero ser bem sucedido na minha vida, devo procurar agir em conformidade com as leis, tanto físicas como espirituais, que foram estabelecidas pelo meu Criador. Quero conhecer Deus. Ouvir o que Ele tem para me dizer. Agora mesmo, em silêncio, escuto.

Tornem fortes os braços cansados, dêem firmeza aos joelhos vacilantes. Dizei àqueles que tem o coração perturbado: sejam fortes, não temais! Porque águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe. A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. E haverá uma vereda pura, que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali... Mas por ali caminharão os remidos, por ali voltarão aqueles que o SENHOR tiver libertado. Eles chegarão a Sião cantando de alegria. É uma alegria eterna que ilumina os seus rostos. Serão repletos de gozo e júbilo; a tristeza e os queixumes desaparecerão. (Isaías 35)

Sem comentários:

Enviar um comentário