sexta-feira

CONTEMPLAÇÃO


SENHOR JESUS,

Precisamos de Ti. Reconhecemos a nossa humana condição de pecadores. Muito obrigado por teres morrido na cruz em nosso lugar. Te aceitamos como o único e suficiente Salvador. Muito obrigado pela graça da vida eterna que nos dás.

Nós Te amamos porque nos amaste primeiro. Quando estávamos longe, Tu nos chamaste e ficámos perto. Estávamos perdidos e Tu nos achaste. Cremos em Ti porque és o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai senão por Ti.

Em Ti esperamos, porque o Teu reino não é deste mundo. A serenidade que vem de Ti ultrapassa a nossa humana compreensão. Não podemos viver sem Ti, porque és a alma das nossas vidas e a vida das nossas almas.

Não podemos lutar sem Ti, porque és o sustentáculo das nossas fraquezas e a vitória nas nossas derrotas. Contigo, no meio de inumeráveis provas e lutas, somos mais do que vencedores.

Não podemos sofrer sem Ti, porque és o bálsamo das nossas feridas e a aurora das nossas noites. A Tua presença em nós transforma o pranto em alegria, a escuridão em luz, o sobressalto em paz.

Contigo, Senhor, tudo o que é difícil torna-se mais fácil, porque o jugo que nos ofereces é suave e o fardo é leve. És meigo e humilde de coração. Compassivo. Misericordioso. Em Ti encontramos descanso para as nossas almas.

Sem Ti seríamos infelizes. Não haveria esperança. O rumo das nossas vidas seria incerto. Estaríamos perdidos. Inquieto esteve o nosso coração enquanto não encontrou repouso em Ti.

Por Ti vivemos, Senhor, e em Ti queremos morrer, porque és o Cristo, o nosso Salvador, o melhor Amigo, nosso Redentor, o eterno Filho de Deus. És, Senhor, a nossa ressurreição e a nossa vida. Por tudo Graças, muitas graças Te damos.

Aquele que é a Palavra era a luz verdadeira;
Ele ilumina toda a gente ao vir a este mundo.
Ele estava no mundo,
mundo que foi feito por Ele.
O mundo não O conheceu.
Ele veio para o seu próprio povo
e o seu povo não O recebeu.
Mas a todos quantos O receberam,
aos que crêem Nele,
deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
Estes não nasceram de laços de sangue,
nem da vontade da carne,
nem da vontade do homem,
mas nasceram de Deus. ( João 1: 9-13)

quarta-feira

ORAR NO ESPÍRITO

Creio firmemente que, quando aceitei Jesus Cristo como meu Salvador, recebi o Seu Espírito Santo regenerador. Como dizia o corinho: o Céu desceu, entrou e ficou em mim, por ter nascido do Espírito. O mesmo aconteceu com todos os que somos filhos e filhas de Deus pela regeneração do Espírito Santo.

É o Espírito Santo que torna real a presença de Deus em mim. Só com a Sua preciosa ajuda vou aprendendo a orar. Sem o auxílio do Espírito não sei o que pedir. Ele é o Espírito de sabedoria e de revelação. Motiva e orienta o crente fiel, inclusive ensinando como orar.

Sei que, nas minhas orações, o importante não é pedir para que Deus faça isto ou aquilo de acordo com o meu querer. O essencial, mesmo, é saber o que Deus já tem preparado para me dar e, então, pedir de acordo com a Sua vontade. Creio que, se assim acontecer, o SENHOR me responderá.

Deus ama-nos. O Seu amor por nós é incondicional, misericordioso. O SENHOR já tem bênçãos preparadas para nos dar que ultrapassam, até, a nossa maior capacidade de imaginação. Importa que aprendamos a orar. De acordo com a vontade do Pai. No Espírito.

A confiança que temos em Deus consiste nisto: se lhe pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele atende-nos. E assim como sabemos que Ele nos vai atender em tudo o que lhe pedirmos, temos a certeza de que o obteremos… Aproximemo-nos, pois, com toda a confiança, do trono da graça e assim conseguiremos alcançar misericórdia e graça e encontrar ajuda no momento próprio. (Hb 4:16; 1 Jo 5:14)

terça-feira

MISTÉRIOS...


O mistério rodeia-nos. Tudo o que enxergamos guarda em si o seu mistério. Há mistério nas coisas, nas pessoas, no tempo, nos acontecimentos, nas almas…

As aparências iludem. Por vezes, o que nos parecia hostil pode revelar-se propício, e o que julgávamos propício pode prejudicar, desiludir, trazer sofrimento. É preciso saber optar.

Sem receber ajuda, seria fácil sentir-me perdido perante os mistérios da vida. Preciso de alguém. Alguém que esteja sempre presente. Disponível. Cuja opinião seja actual. Relevante. Quero cultivar e aprofundar a minha intimidade com Cristo.

SE o mistério me circunda, a luz de Cristo ilumina.
SE o mistério me transcende, Cristo é a minha segurança.
SE o mistério traz medo, Cristo contagia-me com a Sua paz.
SE o mistério nasce dentro de mim, o amor de Cristo sustém-me.
SE o mistério estiver ao meu redor, Cristo vai conduzir e guiar os meus passos...

Perante os mistérios deste dia que desponta não hei-de ter medo. No silêncio do momento que passa procuro o meu Deus. O momento não é de solidão mas de adoração. Sinto a Sua presença. Reconheço a Sua glória, majestade, poder...

Para o Eterno não há mistérios. E Ele é Pai e é Mãe para mim. Sinto a Sua presença. Como é Grande, Majestoso o meu Deus! Peço ajuda. A esperança renova-se em mim. Com Ele, quaisquer que sejam os mistérios, estou seguro. Há um sentimento de gratidão invadindo serenamente a minha alma. Tenho paz.

Quando chamarem pelo SENHOR, ele terá misericórdia;
mal ouça o pedido, imediatamente vos responderá.
O SENHOR vos dará o pão em tempo de tristeza
e a água em tempo de opressão.
Aquele que te ensina não se esconderá mais;
tu o verás com os teus próprios olhos.
Ouvirás dentro de ti esta voz,
quando tiveres de caminhar
para a direita ou para a esquerda:
“Este é o caminho a seguir!”
(Isaías 30:19-21)

segunda-feira

EU SEI...


Se eu voar, sem saber onde vou…
Se eu andar, sem conhecer quem sou…
Se eu falar, e a voz soar com a manhã
Eu sei...

Se eu beber dessa luz que apaga a noite em mim,
E se um dia eu disser que já não quero estar aqui,
Só Deus sabe o que virá,
Só Deus sabe o que será,
Não há outro que conhece tudo o que acontece em mim!

Se a tristeza é mais profunda que a dor…
Se este dia já não tem sabor…
E no pensar que tudo isto eu já pensei…
Eu sei...

Se eu beber dessa luz que apaga a noite em mim,
E se um dia eu disser que já não quero estar aqui,
Só Deus sabe o que virá,
Só Deus sabe o que será,
Não há outro que conhece tudo o que acontece em mim! (Sara Tavares)

“SENHOR, Tu examinaste-me e conheces-me.
Conheces todos os meus movimentos;
à distância, sabes os meus pensamentos.
Vês-me quando trabalho e quando descanso;
conheces todas as minhas acções.
Mesmo antes de eu falar,
Já Tu sabes o que vou dizer.
Tu estás à minha volta por todo o lado;
colocas sobre mim a Tua mão protectora.
O Teu conhecimento é para mim demasiado profundo;
está para além da minha compreensão.
(Salmos 139:1-6)

sábado

PENSAMENTO

Preocupa-te mais com a tua consciência do que com a tua reputação. Porque a tua consciência é o que tu realmente és, e a tua reputação é o que os outros pensam de ti. E o que os outros pensam, é problema deles.

Há duas opiniões importantes que nunca deves desprezar. A primeira diz respeito ao que Deus Omnisciente pensa de ti e da forma como administras a tua vida; a segunda é a tua opinião acerca de ti mesmo.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11)

sexta-feira

A TUA ALMA


A tua alma é uma luz - não a extingas.
A tua alma é uma harpa – não a desafines.
A tua alma é um espelho – não o embacies.
A tua alma é uma flor – não a deixes murchar.
A tua alma é uma fonte – não lhe turves a água.
A tua alma é um santuário – não o profanes.
A tua alma é um poema – não lhe roubes a poesia.
A tua alma é pura – não a contamines.
A tua alma é um mistério – respeita a sua complexidade.
A tua alma é um arco-íris – contempla a sua harmonia.
A tua alma é livre – não a escravizes.
A tua alma é um sopro de Deus – alimenta-a com valores espirituais.

SE...

Se ela enfraquecer, alimenta-a.
Se adoecer, cura-a.
Se ficar prisioneira, liberta-a.
Se tiver fome, dá-lhe de comer.
Se ficar sequiosa, dá-lhe de beber.
E, porque ela precisa de luz, permite que a Luz de Cristo entre em teu coração.

Jesus disse:
“…Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus… Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede… Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Mt 4:4; Jo 6:35; 8:12)

quinta-feira

DEUS EXISTE?


No horizonte, lentamente, o Sol vai declinando. A noite vai caindo. Um homem está sentado, de costas para o pôr-do-sol. Tento descrever a beleza esplendorosa do cenário que os meus olhos vêem. O céu vai-se pintando de cor de laranja, de ouro, de sangue, de cinzento...

O homem responde: “não, não acredito no que você está a dizer; prove que o pôr-do-sol existe e eu acreditarei”. Respondo: “faça um pequeno esforço, volte-se e veja com os seus próprios olhos”. O homem responde: “não, não quero sair da posição em que estou; prove o que me está a dizer e, então eu acreditarei”.

Deus existe? é possível provar a existência de Deus? Mais difícil será provar que Deus não existe. Deus não precisa que eu prove a Sua existência. O Altíssimo é o grande “EU SOU”. A prova da Sua existência, além do mais, revela-se na obra maravilhosa da Sua Criação. Da mesma forma que o artista deixou a sua marca na obra de Arte que realizou, Deus revela a Sua “marca” na esplendorosa obra da Natureza que nos cerca.

O céu proclama a glória de Deus, o firmamento anuncia a obra da Sua criação. Cada dia transmite mensagem ao dia seguinte e cada noite dá conhecimento à outra noite. Não pronunciam discursos, nem palavras, nem fazem ouvir a sua voz. Contudo, a sua proclamação chega até ao fim do mundo e a sua mensagem é ouvida nos confins da terra.
Deus fez no céu uma morada para o Sol, que aparece de manhã, como um noivo feliz, saindo da cama, como um atleta que anseia começar a corrida. Ele sai de uma extremidade do céu e alcança, no seu percurso, a outra extremidade. Não há nada que se furte ao seu calor.
(Salmos 19:1-6)

quarta-feira

MANIPULAR A VIDA


Há pessoas que vivem tentando “manipular” a vida. Acham que têm o direito de “exigir” da vida, decidindo ignorar aquilo que, de facto, a vida espera de cada um de nós, que nada fizemos para desfrutar esta maravilhosa dádiva a que chamamos viver.

A origem da vida está em Deus. E Deus é Pai para nós. Espírito Eterno que nos cria, nos ama, nos redime da condição de pecadores perdidos e cujo carácter vemos, de forma suprema e perfeita, reflectido em Jesus.

Jesus é o rosto humano do Altíssimo. É Deus connosco. Deus distante ficando perto. Deus indecifrável tornado compreensível. Jesus é a vida humana de Deus. Na verdade, cada vez que eu digo Deus, estou, de facto, a pensar em Jesus Cristo.

Em vez de querer “manipular” a minha vida, fazendo do meu “eu” o centro existencial da minha pessoa, é importante que eu saiba o que o SENHOR da vida espera de mim. Qual é o Seu plano a meu respeito e para a minha jornada aqui e agora.

Deus é o Grande “EU SOU”. Cristo é igual a Deus, pois Ele disse “Eu e o Pai somos um”. Na medida em que eu for parecido com Cristo, menos humano e mais divino serei.

Hoje, em vez de querer manipular a minha vida, peço a Deus, na quietude deste momento, a graça de me permitir ser cada vez mais parecido com Jesus. Ele promete ajudar.

Os que obedecem ao SENHOR aprenderão com Ele o caminho a seguir…Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos. (Salmos 25:12; 32:8)

terça-feira

NORMAS E LEIS


O mundo funciona através de leis seguras e firmemente estabelecidas. Há normas específicas que regem o funcionamento das coisas. É sabido, por exemplo, que, em Química, a fórmula H2O produz água. Podemos não acreditar neste princípio, mas se quisermos ter água temos de obedecer-lhe e agir em conformidade. De facto, duas partes de hidrogénio e uma de oxigénio produzem água.

Há também leis que regem a “arte” de voar. Os construtores de aviões sabem que é assim. E os pilotos também. Ou se respeitam essas leis ou… algo de indesejável seguramente irá acontecer... Nem a Aviação nem a Química inventaram tais leis. Foram descobertas e, agora, respeitadas e correctamente aplicadas, elas funcionam. Se o Homem não respeitar as leis já estabelecidas no universo colherá, inevitavelmente, resultados desastrosos.

Aparentemente, somos livres para escolher acreditar e respeitar ou não essas leis já estabelecidas, que regem o funcionamento do mundo em que vivemos. Mas, de facto, não somos livres para escolher o resultado de qualquer atropelo a essas leis. Se as desrespeitarmos, colheremos, forçosamente, as consequências negativas em conformidade, traduzidas, normalmente, em sofrimento e dor.

Sei que o meu mundo funciona em termos de resultados. Positivos ou negativos, de acordo com as minhas escolhas. Tudo depende de agir ou não de acordo com leis já existentes. E, porque o Homem não é só matéria, também existem leis espirituais que regem a nossa vida humana. Todas essas normas ou leis têm a sua origem no mesmo Legislador: Deus.

Se quero ser bem sucedido na minha vida, devo procurar agir em conformidade com as leis, tanto físicas como espirituais, que foram estabelecidas pelo meu Criador. Quero conhecer Deus. Ouvir o que Ele tem para me dizer. Agora mesmo, em silêncio, escuto.

Tornem fortes os braços cansados, dêem firmeza aos joelhos vacilantes. Dizei àqueles que tem o coração perturbado: sejam fortes, não temais! Porque águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe. A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. E haverá uma vereda pura, que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali... Mas por ali caminharão os remidos, por ali voltarão aqueles que o SENHOR tiver libertado. Eles chegarão a Sião cantando de alegria. É uma alegria eterna que ilumina os seus rostos. Serão repletos de gozo e júbilo; a tristeza e os queixumes desaparecerão. (Isaías 35)

segunda-feira

NELE EXISTIMOS


Não estou sozinho.
Deus está comigo.
Mas, mais ainda: Deus está dentro de mim, dando-me não só existência mas vida renovada, eterna.
Deus é Espírito e, pela graça que encontrei em Jesus Cristo, Ele perdoou os meus pecados e veio habitar em mim.
Saboreio esta presença real de Deus que dá vida ao meu corpo e ao meu espírito.
Deus é amor e onde existe amor aí está Deus.
Deus está no meu coração e em toda a minha vida.
Peço-Lhe a graça de me abstrair das minhas próprias preocupações,
para me deixar guiar e formar pelo meu Criador.

Deus fez o mundo e tudo o que nele se encontra, e é o Senhor do Céu e da Terra. É Ele mesmo quem dá a todos a vida, a respiração e tudo o mais. Deus criou primeiro um homem e desse vieram todas as raças humanas que vivem no mundo inteiro. De facto, Deus não está longe de cada um de nós. É n’Ele que temos a vida, n’Ele nos movemos e existimos. (Actos 17:24-28)

sexta-feira

RAZÃO DE SER


Se existe um centro para o qual gravita a pedra solta no espaço.
Se existe o sol que a planta adivinha e busca em plena escuridão.
Se existem zonas banhadas de luz e calor que enchem de irresistíveis saudades as aves migratórias…
Por que não existiria Deus - a Causa de todas as causas, origem da vida por Quem a alma suspira?
Por que não?
Seria o ser humano a única excepção no meio da universal sinfonia da Natureza?
Seríamos nós não mais do que um produto de mero acaso?
Não atingiria o homem jamais a satisfação da sua veemente nostalgia do Infinito?

Creio, SENHOR, na imortalidade, porque creio no Teu amor!
Creio na vida eterna, porque creio na ordem e sentido da Tua Criação!
Creio no mundo futuro, porque creio na harmonia do Teu universo!
Para além de todos os enigmas e paradoxos da vida presente, sei que existem uma solução e uma verdade eternas.
Só em Ti, meu Deus, minha Luz, meu Criador, encontrará repouso e segurança a alma humana insatisfeita, inquieta.

Como a corça sedenta em busca das correntes de água, assim eu suspiro por ti, meu Deus. Tenho sede de Deus, do Deus da vida! Quando poderei contemplar a presença de Deus? (Salmos 42:1-3)

quinta-feira

PRESENÇA


O que existe em mim é o que me molda e conduz.
Penso na presença de Deus.
Um Deus de amor sempre presente e pronto para ouvir e falar.
Admirável realidade!
Deus está entre as muitas forças que me habitam e me seduzem.
Paro para orar.
Louvo o Criador pela vida que me dá, por aquilo que Ele é, por Suas maravilhosas promessas e por tudo o que Ele faz.
Peço e deixo que seja Deus a moldar-me e a conduzir-me neste preciso momento.
Sinto-me seguro. Tenho paz. A Sua mão está na minha mão.

SENHOR, Tu examinaste-me e conheces-me, sabes quando me sento e quando me levanto; à distância conheces os meus pensamentos. Vês-me quando caminho e quando descanso; estás atento a todos os meus passos. Ainda a palavra me não chegou à boca, já Tu, SENHOR, a conheces perfeitamente. Tu me envolves por todo o lado e sobre mim colocas a tua mão. É uma sabedoria profunda, que não posso compreender; tão sublime, que a não posso atingir! (Salmos 139:1-6)

terça-feira

APRESENTAÇÃO

Para sermos contagiados pela frescura de uma desejável e contínua revitalização spiritual, é importante que, com alguma frequência, nos retiremos para um ambiente de recolhimento, silêncio e paz.
Na Antiguidade, Elias, o profeta, pôs-se a caminho em busca de um lugar onde pudesse escutar Deus. Era importante e urgente. Subiu a uma montanha. Levantou-se, então, uma tempestade tremenda. A terra sofreu alguns abalos. Surgiu um fogo violento. Elias apercebeu-se que Deus não estava presente nesses impressionantes fenómenos da natureza.
Depois, tudo se acalmou e ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira e suave. Elias cobriu o rosto. E ouviu a voz do SENHOR. Percebeu que Deus não Se revela apenas de maneira poderosa, mas que a voz do Eterno também pode ser transmitida através de um sopro de silêncio.
É possível ouvirmos Deus? Afastemo-nos do barulho e do "corre-corre" da vida e prestemos atenção, de forma humilde, tranquila, receptiva. Deus quer falar-nos. Pode acontecer connosco, estimado(a) leitor(a), até quando menos esperarmos. É essa a minha expectativa e a minha oração, ao iniciar este novo espaço de agradável comunicação consigo. Que Deus nos abençõe!