quinta-feira

SER FELIZ


Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado, mas não se esqueça de que a sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá à falência. E há muitas pessoas que o (a) admiram, precisam de si e simpatizam consigo.

Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas reflectir sobre o valor das decepções e tristezas.

Ser feliz não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições valiosas com os fracassos. Não é apenas sentir o júbilo dos aplausos, mas encontrar alegria e paz no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz não é um “presente” do destino, mas uma conquista de quem sabe olhar ao seu redor e viajar para dentro do si próprio. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da sua própria história. É atravessar desertos, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

Ser feliz é agradecer em cada manhã o milagre da vida. É não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir dizer “não”. É ter segurança suficiente para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Ser feliz é ter momentos de harmonia com os amigos, mesmo que eles nos magoem. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para confessar: “eu errei”. É ter ousadia para dizer “perdoa-me”. É ter sensibilidade para afirmar: “eu preciso de ti”. É ter capacidade para declarar: “eu amo-te”.

Oxalá a vida se torne um canteiro de oportunidades para você, estimado(a) leitor(a), ser feliz. E quando, eventualmente, errar o caminho, recomece tudo de novo pois assim você será cada vez mais apaixonado(a) pela vida. E descobrirá que ser feliz, afinal, não é, necessariamente, ter uma vida perfeita…

Ser feliz é saber usar as lágrimas para irrigar uma virtude que se chama tolerância. É aproveitar as perdas e contrariedades para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir o carácter e a serenidade. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência...

Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas a quem você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espectáculo, ainda que se apresentem dezenas de factores a quererem demonstrar o contrário. Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo...
(INET)

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Salmo 1:1-3)

quarta-feira

A PAZ DE DEUS


Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com acção de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Fl 4.6-7)

Quando a paz de Deus entra pela janela do coração do crente, a ansiedade deve ir embora. A paz de Deus refresca, tranquiliza, dessedenta a alma tornando-se muralha protetora contra a ansiedade.

Essa paz de Deus manifesta-se sobretudo nas turbulências e tempestades da vida, trazendo-nos serenidade pois sabemos que Deus continua no controlo, qualquer que seja a circunstância pela qual estamos passando.

A paz que Deus oferece não é necessariamente ausência de provas e aflições mas é tranquilidade, mesmo no meio das dificuldades e lutas. Ela protege o nosso sentir e o nosso pensar.

Seja noite ou seja dia; quer chova ou a luz do sol brilhe e nos aqueça; na saúde ou na enfermidade; na abundância ou na escassez... Sabemos que Deus nunca vai desistir de nos amar. Ele vela por nós. Confiamos... E a serenidade vem.

"A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra…O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos…" Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Pr 12:25;17:22; Jo 14:27)

terça-feira

ENCANTO


Há um certo encanto na experiência cristã quando nos damos conta de que, afinal, estamos conseguindo obedecer mais a Deus por percebermos que o nosso relacionamento com Ele não se fundamenta na nossa capacidade para Lhe obedecer, mas é baseado, fundamentalmente, na obediência perfeita de Cristo já realizada a nosso favor.

“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Romanos 8:33-34)

segunda-feira

MARGENS

Os rios - de água limpa (!) - embelezam os campos e os lugares por onde passam. Na marcha constante a caminho do mar, seguem espalhando incansavelmente cor e alegria. Matam a sede e fertilizam a terra, além do mais. Dá gosto olhar. Sobretudo se for do alto da montanha. Ou de avião…

Mas os rios, para cumprirem a sua importante função, precisam de margens. Limites para além dos quais não devem passar, pois podem facilmente transformarem-se em “inundação”, causadora de sofrimento e dor. Tragédia. Enxurrada de lama que arrasta e destrói...

A vida é como um rio de água viva. Alegre. Bela. Esperançosa. Contagiante. Mas também precisa de “margens” ou limites para além dos quais não convém avançar. Daí, o nosso Criador ter providenciado a Sua Lei, ou a Bíblia, à qual podemos, hoje, facilmente ter acesso.

A Palavra de Deus não é, como alguns podem pensar, uma “lista de proibições”. De facto, ela é, antes, uma Carta de Amor que Deus nos escreveu e onde podemos aprender os limites para além dos quais não nos convém passar, se quisermos que as nossas vidas irradiem paz, cor e alegria. Como rios. Com margens…

Meu filho, não te esqueças dos meus ensinamentos e guarda no teu coração os meus preceitos, porque eles te acrescentarão longos dias, anos de vida e prosperidade; não se afastem de ti o amor e a fidelidade! Prende-os como adorno ao teu peito, regista-os no livro do teu coração. Assim, obterás graça e consideração diante de Deus e dos homens. Confia no SENHOR, de todo o teu coração, e não te fies na tua própria inteligência! Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos, teme o SENHOR e evita o mal. Isto será saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos. (Provérbios 3:1-8)

domingo

CARROSSEL


A vida pode ser um carrossel. Ou "montanha russa"... Altos e baixos. Montes íngremes seguidos de quedas frequentemente vertiginosas, que escapam ao nosso controlo. Ai daqueles que, em tais momentos, estiverem sozinhos.

Se o facto de na vida aparecerem “altos e baixos” pode escapar ao nosso controlo, o estarmos sozinhos não. Estar sozinho é uma opção. Escolha nossa. É possível termos continuamente a presença de Alguém bem pertinho de nós. Basta optar por andar com Deus.

Quem anda com Deus confia em Deus. E a confiança inabalável no Todo-Poderoso mudará a nossa perspectiva em relação aos problemas e incertezas da vida. A fé em Deus e a certeza do Seu amor por nós afastam a insegurança e o medo. Sobretudo quando a vida é um carrossel...

“Só em Deus descansa a minha alma, dele vem a minha esperança. Só Ele é o meu refúgio e salvação, a minha fortaleza; jamais serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória, Ele é o meu rochedo seguro e o meu refúgio.
Confiai nele, ó povos, em todo o tempo, desafogai nele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio.” (Salmo 62:5-8)

sábado

ADEUS SOLIDÃO!

Jesus disse que “…aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). Ou seja: sem a implantação da vida do Espírito Santo em nós não há salvação. E a salvação acontece aquando da experiência da conversão vinda através do arrependimento pessoal genuíno e mediante a nossa fé unicamente n’Aquele em Quem Deus depositou o pecado do mundo: Jesus Cristo.

Considerada a purificação de todos os nossos pecados – passados, presentes e futuros -, pela Sua graça e mediante a nossa fé em Jesus, Deus opera, então, em nós, o admirável milagre da regeneração, ou o “novo nascimento” que nos permite receber o Espírito Santo com o qual ficamos “selados” para sempre como “propriedade exclusiva” de Deus.

Depois, o grande objectivo Divino é que vamos sendo transformados em “réplicas” vivas - sempre muito imperfeitas! - de Jesus Cristo. Somos, então, em Cristo, considerados filhos de Deus por “adopção”. Deus é o nosso “Aba, Pai”. Ou “Paizinho”. E nunca mais estamos sós. No “carrossel” da vida, com os seus “altos e baixos”, Cristo viaja connosco. Sempre. E, convictos, podemos gritar: adeus solidão!


“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adopção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai… Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adopção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Romanos 8:15 e Gálatas 4:4-7)

sexta-feira

VITÓRIA EM CRITO


“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.” (2 Coríntios 2:14)

Ainda que permaneçamos neste mundo, sujeitos, portanto, às complexidades, problemas e “surpresas” próprias da vida humana, sabemos que, em Cristo, já temos a vitória assegurada contra as forças do mal que se nos opõem, inclusive a morte. Mesmo que tal vitória não se reflicta constantemente em nossas vidas diárias.

Quando fomos salvos, auferimos, através de Cristo, todos os benefícios resultantes da reconciliação com o nosso Criador. Perdoados e adoptados como filhos de Deus, recebemos os dons do Espírito Santo, o poder para fazermos a vontade de Deus, a certeza da vida eterna com Jesus.

E visto que temos, agora, um íntimo relacionamento espiritual com o Senhor Jesus Cristo, podemos, também, antecipar, desde já, a certeza da nossa vitória em relação às bênçãos e recompensas que nos aguardam nos “lugares celestiais”.

De facto, somente se estivermos “em Cristo” que, por nós, já ganhou a vitória e está agora sentado à dextra do Pai, é que seremos, verdadeiramente, vitoriosos. Não só em relação ao porvir, mas, inclusive, a ponto de ser reconhecida, ao nosso redor, aqui e agora, a “fragrância” vivificadora da mensagem de Boas Novas do Evangelho que anunciamos.

“É, de facto, necessário que este ser corruptível se revista de incorruptibilidade e que este ser mortal se revista de imortalidade. E, quando este corpo corruptível se tiver revestido de incorruptibilidade e este corpo mortal se tiver revestido de imortalidade, então cumprir-se-á a palavra da Escritura: A morte foi tragada pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei. Mas sejam dadas graças a Deus que nos dá a vitória por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 15:53-57).

quinta-feira

GLÓRIA!


“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.” (Efésios 1:3)

O apóstolo Paulo expressou desta forma admirável o louvor a Deus pela sublimidade da Sua incarnação na Pessoa de Jesus. É que, verdadeiramente, não há bênção espiritual que não nos seja concedida através de Jesus.

A expressão “em Cristo” tem o sentido de, agora que somos crentes em Jesus, vivermos em íntimo relacionamento com Ele como resultado do perdão dos nossos pecados e de uma vida regenerada, salva, eterna, da qual Jesus Cristo é o Senhor.

Estar “em Cristo” resulta, pois, de concordar e aceitar, pela graça de Deus e mediante a nossa fé, que Cristo ocupou na cruz o lugar que era, de facto, nosso. Ou seja: Cristo pagou o preço total devido por todos os nossos pecados e abriu-nos, assim, o único caminho seguro para o Céu.

Estar “em Cristo” significa, também, que temos – todos aqueles que já aceitámos Jesus como nosso Salvador pessoal - o Espírito Santo em nós, unindo-nos a Deus e uns aos outros como “corpo de Cristo”, a igreja, da qual o Senhor Jesus Cristo é a Cabeça - “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogénito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Colossenses 1:18).

quarta-feira

RECOLHIMENTO


Nosso Deus e nosso Pai, prostramo-nos humildemente diante de Ti, maravilhados pelo milagre de teres vindo habitar connosco na Pessoa de um bebé concebido pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria – JESUS – a fim de ser o Salvador do Mundo.

Agradecemos-Te, SENHOR que criaste e sustentas a vida bem como todo o universo, por tão insondável amor que motivou em Ti a entrega de Teu Filho unigénito a nosso favor, como sinal da Tua Aliança connosco e Caminho seguro para desfrutarmos a verdadeira vida, sem limites, eterna.

Permite, Pai bendito, que possamos estar gratos e aceitar a Tua graciosa dádiva, permanecendo fiéis à vida nova que Cristo conquistou para nós. Que a nossa fé possa reflectir a necessária luz, para que muitas pessoas venham a conhecer e aceitem a Tua maravilhosa salvação revelada em Jesus Cristo.

Muito obrigado por ouvires a minha oração. Em nome de Jesus. Ámen.”

“Pois, tal como os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Ele partilhou a condição deles, a fim de destruir, pela sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo,
e libertar aqueles que, por medo da morte, passavam toda a vida dominados pela escravidão. Ele, de facto, não veio em auxílio dos anjos, mas veio em auxílio da descendência de Abraão. Por isso, Ele teve de assemelhar-se em tudo aos seus irmãos, para se tornar um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel em relação a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. É precisamente porque Ele mesmo sofreu e foi posto à prova, que pode socorrer os que são postos à prova.” (Hebreus 2:14-18)

terça-feira

INCOMPARÁVEL



Nada, no fluxo das inúmeras e admiráveis bênçãos que colhemos através da Criação que Deus realizou, pode comparar-se ao prodígio e deslumbramento que envolvem a Sua incarnação na Pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Na longa história da nossa salvação, Deus, vez após vez, foi oferecendo ao Homem o Seu belíssimo pacto de amor. Porém, por causa da perversidade do coração humano, a graciosa oferta do Altíssimo sempre foi rejeitada.

Finalmente, para nos mostrar a insondável profundidade do Seu incomparável amor, o Eterno Deus enviou-nos o Seu Filho unigénito, Jesus Cristo, para viver entre nós uma vida absolutamente impoluta, sem pecado, a fim de nos oferecer a eterna salvação.

Trata-se de um admirável mistério. Uma graça divina infinita, que ultrapassa a nossa humana compreensão. Reconhecidos, devemos aceitar essa incomparável dádiva, expressando contínuas acções de graças ao Altíssimo porque, em Cristo, o Criador nos visitou para nos redimir.

Afinal, o Deus Criador, o Todo-Poderoso, o Eterno, o Grande “EU SOU”, não teve em conta a nossa indignidade e decidiu mesmo entrar no nosso pobre, tenebroso, conturbado mundo, sob a forma de um frágil bebé - Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

O apóstolo Paulo, fascinado e impressionando com tão excelso amor, testemunhou: “Conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” (2 Coríntios 8:9). Meu Cristo incomparável!

“Bendito o Senhor, Deus de Israel, que visitou e redimiu o seu povo
e nos deu um Salvador poderoso na casa de David, seu servo, conforme prometeu pela boca dos seus santos, os profetas dos tempos antigos; para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam, para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais, recordando a sua sagrada aliança; e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai, que nos havia de conceder esta graça: de o servirmos um dia, sem temor, livres das mãos dos nossos inimigos, em santidade e justiça, na sua presença, todos os dias da nossa vida.
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos,
para dar a conhecer ao seu povo a salvação pela remissão dos seus pecados, graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.” (Lucas 1:68-79)

domingo

POEMA PARA ORAR (E CANTAR!)

Ouça aqui a
música correspondente:

QUÃO GRANDE ÉS TU!

Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado,
Fico a pensar nas obras de Tuas mãos,
Estrelas mil a cintilar no espaço,
De Teu poder, em manifestação,
Então minh' alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh' alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!

Se ao caminhar por campos e florestas,
Escuto as aves belas a cantar;
Se estendo o olhar do alto da montanha
E a fonte além eu ouço a murmurar,
Então minh' alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh' alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!

Se penso, então, que sem poupar Teu Filho,
O enviaste p’ra morrer por mim,
Levando à cruz os meus pecados todos,
Para eu viver eternamente assim,
Então minh' alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh' alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!

E ao vir Jesus em resplendor e glória,
Para levar-me ao lar dos filhos Seus,
Prostrar-me-ei em gratidão infinda,
E exclamarei: Quão grande és Tu, meu Deus!
Então minh' alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh' alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!

(INET)

sexta-feira

QUEM FOI?


Dizem-me que a Terra gira em torno de si própria há milhares de anos a uma espantosa velocidade que ultrapassa os 1700 (!) quilómetros por hora. É isso que, além do mais, nos permite apreciar um esplendoroso pôr-do-sol quando a cortina da noite desce sobre a Terra.

Ouço, ainda, que o nosso “planeta azul”, além de rodar sobre si próprio num movimento de rotação, também gira, simultaneamente, à volta do Sol – que por sua vez se encontra a uma distância de cerca de 150 milhões (!) de quilómetros da Terra - a mais de 106.000 (!) quilómetros por hora.

Reflicto. Sei, por experiência, que se estiver olhando pela minha janela e de repente vir uma bola de futebol cruzando o espaço alguém a chutou. Ainda que eu não veja quem foi. Houve, com certeza, uma força impulsora que esteve na origem do movimento da bola.

E qual é a origem dessa espantosa, admirável força impulsora que determina, agora mesmo, os movimentos da Terra - este nosso maravilhoso planeta azul? Será que tudo aconteceu por acaso? Quem foi? Quem é?

“Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia passa ao outro esta mensagem e uma noite dá conhecimento à outra noite. Não são palavras nem discursos cujo sentido se não perceba. O seu eco ressoou por toda a terra, e a sua palavra, até aos confins do mundo. Deus fez, lá no alto, uma tenda para o Sol, donde ele sai, como um esposo do seu leito, a percorrer alegremente o seu caminho, como um herói. Sai de uma extremidade do céu e, no seu percurso, alcança a outra extremidade. Nada escapa ao seu calor. A lei do SENHOR é perfeita, reconforta o espírito; as ordens do SENHOR são firmes, dão sabedoria ao homem simples.” (Salmo 19:1-8)

quinta-feira

DEUS


Quem é Deus? Quando se trata de conhecer o Eterno, temos de admitir que a nossa compreensão é e sempre será muito limitada. Mas podemos ter uma “opinião”. Claro que ninguém deve ser considerado um “perito” só porque emite uma opinião.

Creio, porém, que a nossa experiência com Deus é bem mais importante do que termos uma opinião acerca de Deus. Apesar do meu conhecimento do Altíssimo ser tão limitado, creio que posso – e devo - falar da minha experiência com Ele.

Assim, aqui fica uma proposta: que poderemos nós, eu e você, amigo(a) leitor(a), partilhar com alguém, hoje, acerca da nossa experiência com Deus? Por mim, vou ficar atento a qualquer eventual oportunidade.

“O SENHOR é meu pastor: nada me faltará. Em verdes prados me faz descansar e conduz-me às águas refrescantes. Reconforta a minha alma e guia-me por caminhos rectos, por amor do seu nome.
Ainda que atravesse vales tenebrosos, de nenhum mal terei medo porque Tu estás comigo. A tua vara e o teu cajado dão-me confiança. Preparas a mesa para mim à vista dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça; a minha taça transborda. Na verdade, a tua bondade e o teu amor hão-de acompanhar-me todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do SENHOR para todo o sempre.” (Salmo 23)

quarta-feira

MURMÚRIO DE ORAÇÃO


SENHOR, permite que, hoje, em vez de procurar fazer apenas aquilo que as minhas tendências humanas me pedem ou me parece mais divertido, procure, antes, tornar divertido e dedicar-Te tudo o que devo fazer. Sei que não posso fazer apenas aquilo que eu gosto, ou quero, e, por isso, ensina-me a gostar e ver a Tua presença em tudo aquilo que eu faço.

Muito obrigado por ouvires a minha oração.

Em nome de Jesus. Ámen.

“Prestai atenção a que ninguém pague o mal com o mal; procurai, antes, fazer sempre o bem uns para com os outros e para com todos. Sede sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo dai graças. Esta é, de facto, a vontade de Deus a vosso respeito em Jesus Cristo.” (I Tessalonicenses 5:15-18)

terça-feira

RAZÃO DE SER


O homem não pode entender o propósito da criação a menos que este lhe seja revelado pelo Criador. Só Deus conhece plenamente o objectivo último da Sua criação.

Mas Deus não guardou o segredo. Revelou-o através de profetas que viveram em grande intimidade com o Criador e foram “tocados” pelo Seu Espírito.

E, basicamente, o que os profetas revelaram foi isto: Deus criou-nos para nos abençoar e amar. É essa a grande razão de ser da nossa existência.

Deus ama-nos desde o início das nossas vidas. Providencia os nossos alimentos. Sustenta-nos. Enche-nos de bênçãos enquanto vivemos aqui na Terra.

Depois, quando a nossa vida terrena for concluída, o Senhor levar-nos-á para a Sua Mansão Celestial, onde viveremos com Ele por toda a eternidade.

“Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. É Ele quem perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades. É Ele quem resgata a tua vida do túmulo e te enche de graça e de ternura… O SENHOR é misericordioso e compassivo, é paciente e cheio de amor. Não está sempre a repreender-nos, nem a sua ira dura para sempre. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos castigou segundo as nossas culpas. Como é grande a distância dos céus à terra, assim são grandes os seus favores para os que o temem. Como o Oriente está afastado do Ocidente, assim Ele afasta de nós os nossos pecados. Como um pai se compadece dos filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.” (Salmo 103:1-4; 8-13)

segunda-feira

A CRIAÇÃO

A fé cristã é despertada com esta verdade fundamental: Deus é o criador de todas as coisas. Tudo o que os nossos olhos vêem vem de Deus. Tudo o que existe tornou-se realidade a partir do nada. Deus é o Criador. Sem Deus não há realidade.

Mas, desde Adão que o homem vem procurando viver como se Deus não existisse. Considera como “adquirido” aquilo que Deus graciosamente dá, inclusive a própria vida. E muitas pessoas passam os dias sem dedicar ao Criador um só pensamento.

E, no entanto, há momentos em que a realidade de Deus se impõe, por assim dizer, na nossa consciência. Experimentamos, então, em nós, no mínimo, algum reflexo de confrontação entre a fé e a incredulidade.

A finitude humana não nos permite compreender Deus na Sua totalidade. Porém, quando esgotamos as nossas capacidades humanas na tentativa de compreender as maravilhas da criação que nos rodeia, ficamos em silêncio. Reverentes. Agradecidos. Alegres. Curvados diante da majestade do Criador.


Vinde, exultemos de alegria no SENHOR, aclamemos o rochedo da nossa salvação. Vamos à sua presença com hinos de louvor, saudemo-lo com cânticos jubilosos. Pois grande Deus é o SENHOR, é um rei poderoso, mais que todos os deuses. Na sua mão estão as profundezas da terra e pertencem-lhe os cimos das montanhas. Dele é o mar, pois foi Ele quem o formou; a terra firme é obra das suas mãos. Vinde, prostremo-nos por terra, ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus e nós somos o seu povo, as ovelhas por Ele conduzidas.” (Salmo 95:1-7)

sábado

AMOR PATERNAL

Se um filho pede pão a seu pai, este não lhe dará uma pedra. Se lhe pede peixe, o pai não lhe dará uma serpente. Pão e peixe são alimentos bons e necessários. O pai gostosamente os dá.

Mas, se o filho em vez de peixe pedisse uma serpente venenosa, será que o pai sábio e amoroso atenderia o pedido de seu filhinho? Às vezes oramos pedindo a Deus algo que Ele não nos dá. Porquê? Porque sabe que esse “algo” não nos convém.

Mas, quando aprendemos a conhecer melhor o nosso amoroso Pai Celestial, reconhecemos que o melhor mesmo é pedir de maneira que, na satisfação do nosso pedido, se realize a Sua vontade e não, necessariamente, a nossa.

Deus ama-nos. Compreende. Cuida. Conforta. Não hesitemos em aproximar-nos Dele com os nossos pedidos. Se os humanos podem ser bondosos em relação a seus filhos, imaginemos quão amável e generoso é o nosso Criador!

“Qual de vós, se o seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Ora bem, se vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está no Céu dará coisas boas àqueles que lhas pedirem.” (Mateus 7:9-11)

sexta-feira

O ESSENCIAL


A vida cristã será mais abundante se nos concentrarmos menos naquilo que queremos realizar para Deus, e mais – muito mais! – naquilo que Deus já realizou a nosso favor, sobretudo através de Jesus Cristo.

“Dirigiram-se, pois, a Ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por Ele foi enviado.” (João 6:28-29)

quinta-feira

JESUS NOS CHAMA



Jesus não quer fazer sozinho a Sua tarefa. Ele precisa de mim e de ti. Necessita de nós, para que cumpramos a Grande Comisão HOJE.

O seu chamamento é constante. Cada convite, ao repetir-se, dá mais luz, a fim de que respondamos ao Seu amoroso apelo, convertendo-nos e ficando disponíveis para a Sua obra.

Seguindo-O, aprenderemos quem Ele é, o Mestre, e quem somos nós, uns jornaleiros que, para ir com Ele, temos que deixar outros interesses. Se não nós, quem? Se não hoje, quando?

“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: 'Filho, vai hoje trabalhar na vinha.'
Mas ele respondeu: 'Não quero.' Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: 'Vou sim, senhor.' Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?” (Mateus 21:28-31)

quarta-feira

O EVANGELHO


O evangelho não só desencadeia o processo de regeneração com o qual tem início uma nova vida cristã, mas é também o combustível que mantém o crente alegremente marchando com Cristo e crescendo espiritualmente em cada dia.

“E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.
Quem crer e for baptizado será salvo; mas, quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16)

FAZER AS PAZES


A exigência cristã da comunhão fraternal é tão imperiosa que inclusive pode interromper o nosso culto prestado ao Senhor.

De facto, é mais importante viver em paz com os irmãos que dedicar-se à oração. Ou, dito por outras palavras: não podemos orar, se vivermos zangados com os irmãos.

Contudo, Deus conhece a debilidade humana. Onde não chega a nossa natureza carnal, peçamos-Lhe que nos ajude com a Sua graça. Para Deus, nada é impossível.

"Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta.” (Mateus 5:23-25)

terça-feira

JESUS E A ORAÇÃO


No tempo de Jesus, as pessoas aproximavam-se continuamente para O ouvir e serem curadas de enfermidades que as afligiam. Porém, o Senhor fazia questão de Se retirar para lugares solitários, a fim de permanecer em oração e íntima comunhão com o Pai Deus.

No corre-corre da vida, hoje, confrontamo-nos com inúmeras realidades que requerem a nossa atenção e, não raro, podemos sentir-nos cansados e com imensa dificuldade para atendermos todas as exigências deste tempo alucinante em que vivemos.

À semelhança de Jesus, importa que nos habituemos a separar diariamente um tempo para, no nosso ‘lugar à parte’, experimentarmos um encontro pessoal e íntimo com Deus pela oração.

Deus é Fonte de poder inesgotável. Da comunhão com Ele virá a nossa força e capacidade para resistir e avançar. Seremos fortalecidos se, imitando Jesus, dedicarmos, cada dia, tempo na presença do Pai Celestial entregues à oração. Como Jesus fazia.

A sua fama espalhava-se cada vez mais, juntando-se grandes multidões para o ouvirem e para que os curasse dos seus males. Mas Ele retirava-se para lugares solitários e aí se entregava à oração.” (Lucas 5:15-16)

segunda-feira

CONHECIMENTO


É bom aumentar o nosso conhecimento. Actualmente, parece não haver limites para o que podemos saber e as formas como podemos aprender.

Será que também nos vamos preocupando em aprender mais acerca de Deus? E é suficiente irmos crescendo no nosso conhecimento de Deus?

Sugestão: Pensemos hoje numa fórmula que permita pôr em acção o nosso conhecimento de Deus, permitindo também que Ele faça a Sua vontade através de nós.

“Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.»
O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: arranca-te daí e planta-te no mar, e ela havia de obedecer-vos.»” (Lucas 17:5-6)

ORAÇÃO: Senhor, dá-me a coragem e a força necessárias para confiar em Ti e projectar a minha fé em acções, obedecendo-Te em todas as coisas - grandes e pequenas . Obrigado por estares sempre comigo. Fortalece a minha fé para que eu não tenha dúvidas sobre o que Tu e eu, juntos, podemos fazer. Muito obrigado por ouvires a minha oração. Em nome de Jesus. Ámen.

sábado

EXIGÊNCIAS


Deus prometeu amar e abençoar o Seu povo. Mesmo que este fraquejasse perante as solicitações do mundo ao redor e, afastando-se dos propósitos divinos, precisasse de ser disciplinado.

Para que houvesse bênção, em determinado momento o Senhor disse-lhes claramente: “Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas..."

“...E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o SENHOR.” (Zacarias 8:16-17).

Se desejo que Deus cumpra o que promete a meu respeito, também preciso cumprir o que Ele espera de mim. Deus é fiel, mas eu devo ser responsável. Há valores cristãos que é preciso perseguir.
Com esforço e determinação.

sexta-feira

A REGRA DE OURO


Jesus disse: “O que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles.” Este versículo bíblico é conhecido como “a regra de ouro”. Há outras religiões que o referem mas, de um modo geral, usado de forma negativa: “não faças aos outros o que não queres que os outros te façam”.

Ao proclamá-lo na sua forma positiva, Jesus torna-o bem mais significativo. Não basta contermo-nos para não prejudicar os outros; é mais desejável tomar a iniciativo de realizar algo de bom, em favor de alguém, em vez de simplesmente não praticar o mal.

A bondade e misericórdia que Deus me dispensa todos os dias devem motivar-me à prática de alguma boa acção ao longo do dia de hoje. Em pensamento, e enquanto escrevo, peço a Deus que me dispense a Sua graça nesse sentido. Estarei atento.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” (Mateus 7:7-12)