segunda-feira

BREVIDADE


A brevidade da vida é um tema repetido ao longo de toda a Bíblia. Não importa quantos anos vivamos, a verdade é que a vida é sempre curta. “…Que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (Tiago 4:14).

É preciso não deixar para amanhã o que devo fazer hoje. Há prioridades que não posso negligenciar. Se me restassem apenas seis meses de vida, o que é que eu consideraria realmente importante?

Tal raciocínio pode parecer inoportuno ou exagerado, mas não há quem não tenha mais seis meses de vida e esteja vivendo os seus dias como se fosse permanecer aqui muitos anos?

Perceber que a vida é curta ajuda-nos a usar o tempo que temos da forma mais sábia. Reconhecendo essa grande realidade, o salmista orava: ‘SENHOR, ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios’ (Salmo 90:12).

Há algo que observamos diariamente e que nos parece insensato. Pessoas gastando o melhor do seu tempo com realidades passageiras da vida aqui e agora, sem prestarem a devida atenção ao essencial: onde e como vão viver a eternidade.

A vida é feita de decisões. De facto, a nossa vida de hoje resulta de decisões que tomámos ontem. Cristo é a prioridade de todas as prioridades. Ter Cristo no coração é ter vida abundante. Vida mais forte que a morte. Eterna. Vida de Deus.

Para Paulo de Tarso, após a sua dramática experiência na estrada de Damasco, Cristo tornou-se o centro existencial de toda a sua vida. A ponto de ele afirmar: “...para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21).

SENHOR, dá-me a conhecer o meu fim e o número dos meus dias, para que veja como sou efémero. De poucos palmos fizeste os meus dias; diante de ti a minha existência é como nada; o homem não é mais do que um sopro! Ele passa como simples sombra! É em vão que se agita: amontoa riquezas e não sabe para quem ficam. Agora, Senhor, que posso eu esperar? A minha esperança está em ti. (Salmos 39:5-8)

Sem comentários:

Enviar um comentário