quinta-feira

É PRECISO SABER ESPERAR


Vivemos em tempo de mudanças profundas acompanhadas por crises surpreendentes. Num abrir e fechar de olhos as coisas já não são o que eram. Nos governos, na economia, na família, no emprego, nas organizações… Há crise. Em tais circunstâncias, precisamos de encontrar uma fórmula que nos permita manter a esperança e o equilíbrio emocional. É preciso saber esperar.

Um impressionante momento de crise aconteceu na vida de um patriarca do Antigo Testamento - Abraão. Depois de, já na sua velhice, ver realizado o grande sonho da sua vida - ter um filho - , o impensável aconteceu. Para o provar, Deus ordenou-lhe que Lhe restituísse, em holocausto, esse filho que lhe dera e que se chamava Isaque.

O texto bíblico diz: “…Deus quis pôr à prova Abraão e chamou por ele: “Abraão!” Este respondeu: “Aqui estou!” Deus continuou: “Leva contigo o teu único filho, Isaque, a quem tanto queres, vai à região do monte Moriá e oferece-o lá em sacrifício, sobre um dos montes que eu te indicar.”

Abraão obedeceu. Numa atitude de confiança radical, Abraão aceitou o repto de Deus e foi. Tomou consigo o menino e os apetrechos necessários e pôs-se a caminho. Quando chegou perto do lugar que Deus lhe indicara disse a seus servos: “Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.”

A expressão verbal ‘voltaremos’ é comprovativa da impressionante confiança que o velho patriarca depositava em Deus. Sabia que, tanto ele como seu filho, haviam de voltar. Afinal, Deus era seu amigo e jamais lhe tiraria algo que não pudesse restituir.

Quando já se preparava para imolar a criança, um brado vindo dos céus fê-lo estremecer e parar: “Não levantes a mão contra o menino; não lhe faças nenhum mal. Agora já vejo que és obediente a Deus, pois estavas disposto a não poupar nem sequer o teu filho único por amor de mim.”

Deus permite que haja “crises” e, em momentos assim, põe à prova a nossa fidelidade e confiança Nele. Abraão foi aprovado no teste a que foi sujeito. Estava convencido do amor, poder e sabedoria de Deus. Isso bastava. Acreditou no bom propósito que Deus sempre tem para Seus filhos, mesmos em circunstâncias adversas, de “crise”. E, afinal, Deus deu-lhe muito mais do ele poderia alguma vez ter imaginado...

Quaisquer que sejam as “crises” que nos atinjam, vale sempre a pena confiar em Deus e, rogando a Sua preciosa ajuda, seguir em frente. Dessa forma estaremos:

1) Provando a nossa confiança no Seu amor, cuidado, poder e sabedoria.
2) Entregando as nossas vidas ao Seu cuidado amoroso.
3) Provando que, porque confiamos Nele, também somos capazes de Lhe obedecer.
4) Confirmando que estamos em condições de orar de forma eficiente. Quem ora confia.
5) Expresando a nossa confiança em Deus que nos libertará de medos e ansiedades.
6) Criando condições para recebermos a bênção e a orientação vindas de Deus.
7) Desenvolvendo um requisito essencial para adorar o Altíssimo. Para adorar é preciso confiar.

Apesar de dolorosas, as crises podem ser oportunidades para o nosso crescimento espiritual. Nos momentos de crise, é particularmente importante saber confiar, orar, esperar em Deus e continuar caminhando. O Altíssimo vela por nós. Ele já tem a melhor solução para a “crise”, qualquer que ela seja. Confiemos e sigamos em frente. Com esperança. É preciso saber esperar.

Meus irmãos, devem sentir-se profundamente felizes ao terem de passar por várias provações. Pois sabem que uma fé assim provada dá como fruto a perseverança. Procurem ser perseverantes até ao fim para chegarem a ser completamente perfeitos, sem faltar nada. (Tiago 1:2-4).

2 comentários:

  1. Precisamos de não nos deixar levar pela corrente do desanimo.
    Precisamos ser mais confiantes e crentes...
    Talvez nos falte a "confiança radical" de Abraão Naquele que é a nossa única ancora segura, e como o Salmista rezar:

    "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará"...

    Tenha uma noite abençoada.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rosa!
    Que bom saber que esteve aqui! Agradeço muito o seu belo e tão encorajador testemunho cristão.
    Votos de um fim-de-semana muito abençoado!
    Abraços,
    jsr

    ResponderEliminar