quarta-feira

PROVAS E LUTAS


Cristo nunca prometeu uma vida isenta de sofrimento e dor. Há desertos, fogueiras, rios e mares que o discípulo de Jesus deve, corajosamente, atravessar.

É preciso que cada um acolha, cada dia, com brandura, a sua cruz. Cristo antecipou: ‘no mundo tereis aflições’. Mas garantiu: ‘…Tende bom ânimo, Eu venci o mundo’ e ‘estarei convosco todos os dias…’.

Eis algumas razões pelas quais não devo recear provas e lutas:

1) Posso confiar em Cristo. Visto que o aceitei como meu Salvador pessoal, agora, pela graça de Deus e mediante a minha fé, Ele vive em mim. Quaisquer que sejam as adversidades que me esperam, nenhuma O surpreenderá. Em qualquer delas, Jesus foi testado antes de mim e saiu vitorioso. Posso contar com a Sua ajuda.

“Porque não temos sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15)

2) Deus ama cada pessoa de maneira incondicional. Ele é um Pai amoroso. Não permite que sejamos tentados para além das nossas forças, mas estenderá sempre a Sua mão compassiva que nos permitirá superar qualquer adversidade.

‘Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13).

3) Na evolução da minha maturidade cristã, é preciso chegar a um patamar espiritual que me permita acolher serenamente qualquer adversidade. Nada na vida de um cristão é por acaso. Tudo o que me acontece deve atingir sempre dois fins específicos: o meu crescimento espiritual e a glória do meu Deus.

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança… Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. (Tiago 1:2-3,12)

4) Finalmente, o apóstolo Pedro confirma que as adversidades acabarão por enriquecer em mim algo que é precioso aos olhos de Deus: a minha fé. Provada, ela há-de tornar-se mais preciosa do que o ouro refinado pelo fogo.

‘Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1:6)

Hoje, na alegria e na disposição de viver este dia para glória de Deus, tomarei uma resolução: qualquer que seja a complexidade das encruzilhadas que me esperam, seguirei em frente e não haverá tristeza ou temor que me faça desistir. Alcançarei vitórias. Para glória de Deus!

4 comentários:

  1. Olá, João Regueiras!
    Hoje, após a nossa Reunião de Oração e Estudo Bíblico, a tua irmã Teresa informou-me que tinhas um novo "site" (ou blog)interessante. Penso que é este site "MOMENTOS DE BRISA SUAVE", não é?
    Então, força e continua!... Obrigado, da minha parte, por tudo o que nos dás a conhecer. Um abraço do Fernando.

    ResponderEliminar
  2. Olá Fernando!
    Que bela surpresa! Agradeço muito a tua visita e palavras de incentivo. Retribuo um apertado abraço para ti, Lurdes e Cristina.
    Fiquem bem!
    jsr

    ResponderEliminar
  3. Olá tio

    Rencontrei hoje o link do blog e vim dar de caras com posts excelentes. Este especialmente. Obrigado.

    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Olá Pedro!
    Saber que estiveste aqui foi para mim motivo de particular alegria! Muito obrigado pela manifestação de apreço.
    Que o Senhor muito te abençoe, e contigo todos os teus!
    Grande abraço.
    tio

    ResponderEliminar