quinta-feira

CONFLITOS


Ontem reflectimos sobre a experiência de um “contacto” com Deus. Aquele momento único em que nos damos conta que Deus não só nos ama de forma incondicional, mas toma a iniciativa de, amorosa e graciosamente, vir ao nosso encontro. Sem nunca desistir de nos amar.

O contacto pessoal, íntimo, marcante, com Deus traz normalmente consigo um tempo de “conflito”. Há, quando vivemos longe de Deus, coisas que, com o passar do tempo, vão ficando fora do lugar. Deus quer “arrumar” a casa. Pôr cada coisa no seu devido lugar. Para que haja harmonia, beleza, graciosidade, vida abundante.

Diz-se que todas as mudanças são dolorosas. Há em nós uma reacção natural a “intrusos” que tentem “invadir” o nosso “território” privado. O instinto de auto preservação emerge e tentamos “repudiar” tudo o que entre em colisão com o nosso ponto de vista. Instintivamente, surgem “barreiras” de protecção. Há conflitos…

A vinda de Jesus para “reinar” em nossos corações sempre motiva algum conflito. Isto porque nos apercebemos que Ele vai exigir mudanças. E nós não gostamos de mudar, mesmo que seja do “caos” a que estávamos habituados para a beleza real, cósmica, sã, para a qual fomos criados. A harmonia própria do reino de Deus. A nova criação, que Jesus veio inaugurar.

Por vezes, teimamos em nos agarrar ao nosso “velho homem”. Às seguranças terrenas. Próprias de quem se habituou a viver uma "vida velha." Porém, com o acolhimento de Cristo surgirá em nós um apelo à mudança da nossa “escala de valores”. Propósitos. Objectivos. Maneira de interpretar a vida…

A entrada de Jesus em minha “casa” pode parecer conflituosa no início. Mas sei que Ele não quer privar-me de nada que seja bom para mim e contribua para a minha verdadeira felicidade. Cristo só quer que eu Lhe permita “arrumar” a casa. Limpar o que precisa ser limpo, deitar fora o que está a “estorvar”, embelezar tudo à Sua maneira...

É uma questão de tempo. Como quando vamos caminhando no sentido errado e alguém nos avisa. Apercebemo-nos de que estávamos perdidos. A princípio, pode custar-nos mudar de direcção mas, na verdade, preferimos mudar porque sabemos que nos livramos duma infinita porção de complicações que estariam à nossa espera se não tivéssemos tido a coragem de mudar. Com Cristo, vale a pena mudar. É sempre para melhor. Mesmo que haja conflitos.

Havia um homem chamado Nicodemos, um chefe dos judeus. Veio ter com Jesus de noite e disse-lhe: «Rabi, nós sabemos que Tu vieste da parte de Deus, como Mestre, porque ninguém pode realizar os sinais portentosos que Tu fazes, se Deus não estiver com ele.» Em resposta, Jesus declarou-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer do Alto não pode ver o Reino de Deus.» Perguntou-lhe Nicodemos: «Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura poderá entrar no ventre de sua mãe outra vez, e nascer?» Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. Aquilo que nasce da carne é carne, e aquilo que nasce do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te ter dito: 'Vós tendes de nascer do Alto.' (João 3:1-7)

Sem comentários:

Enviar um comentário