segunda-feira

PRIMAVERA


A Bíblia refere-se à natureza humana do cristão como sendo composta pelo ‘homem exterior’ e ‘homem interior’. O primeiro representando o nosso corpo mortal, que envelhece e morre. O segundo sendo figurativo do nosso espírito imortal, que pode ser morada de Deus, se for receptivo e se tornar habitação do Espírito Santo.

Se formos crentes e andarmos ‘no Espírito’, permitindo que Ele controle cada vez mais o nosso viver, então haverá transformação em nós e o nosso carácter há-de ser, cada vez mais, parecido com o carácter de Jesus. Assim, mesmo que o nosso 'homem exterior' envelheça, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (2 Co 4:16)

Para ser saudável e forte, o ‘homem interior’ precisa da atenção do ‘homem exterior’. Há pessoas que cuidam empenhadamente – e bem! – do seu corpo, que é perecível, mas esquecem-se de prestar o devido cuidado ao interior, que é imortal. Paulo orava para que os cristãos fossem fortalecidos mediante o Espírito Santo ‘no homem interior.” (Ef 3:16)

Deus está fazendo uma obra maravilhosa em nós, que somos crentes. Ele ainda não desistiu do Seu ideal para a humanidade reflectido na bela descrição bíblica do Jardim do Éden. Pela actuação do Espírito Santo no nosso ‘homem interior’, coadjuvado pelo querer e acção do nosso corpo, estamos sendo transformados em ‘poemas’ de Deus. Somos, agora, em Cristo, ‘feitura’ Sua (Ef 2:10).

O fortalecimento do ‘homem interior’ é gradual. Para tanto, precisamos de ‘andar no Espírito’ e acolher, com brandura, cada dia, a cruz que Cristo nos oferece. Dessa forma o ‘homem interior’ irá crescendo, desenvolvendo-se, até alcançar plena maturidade. Então, notar-se-á como somos diferentes. Já não somos o que éramos. Surgiu um ‘homem novo’.

Deus pode e quer habitar no nosso ‘homem interior’. Neste tempo de tanta e tão diversificada fragmentação de valores, é importante aprendermos a olhar para dentro de nós. É esse o caminho que nos levará à descoberta da verdade verdadeira. E não precisamos ir muito longe. A distância é só a que vai até ao nosso coração...

À medida que vamos envelhecendo, o nosso ‘homem exterior’, sujeito à inexorável acção corrosiva do tempo que tudo gasta, estará cada vez mais fraco. Mas não devemos desanimar, pois aquele que é verdadeiramente importante, o ‘homem interior’, imortal, eterno, habitação de Deus, esse estará cada vez mais saudável e forte. Para glória de Deus!

Afirmação: Estejamos atentos e cooperemos com Deus no processo de ‘feitura’ do nosso ‘homem interior’. Fazendo assim, haverá Primavera em nós. Mesmo no inverno da vida. Quando a velhice chegar.

Pois somos feitura d'Ele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:10)

2 comentários:

  1. O post é uma ternura.
    É importante cuidarmos do nosso exterior.
    E tal como nos preocupamos com ele, embelezando-o, procurando roupa condizente com a estação do ano, alindado-nos...
    O mesmo devíamos fazer com o interior, tendo em conta, a autenticidade, justiça, tolerância, caridade, amor...
    É essa a verdadeira beleza que nos devia preocupar.
    pois essa é a única que nos dá "devia dar" a verdadeira felicidade.
    Foi na Quarta feira passada "cinzas" que ouvíamos.
    "lembra-te que és pó e ao pó voltarás"
    (Gn 3,19)

    Bom post para meditar...obrigado

    Até amanhã se Deus quiser.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá Rosa!
    Muito obrigado por estas suas lindas palavras de testemunho cristão. Já agradeci a Deus, pois foram bênção para mim. Complementam e enriquecem muito o texto da minha singela meditação. Agradeço de novo. Que o Senhor seja louvado!
    Abraço no amor de Cristo,
    jsr

    ResponderEliminar