terça-feira

REVELAÇÃO


Cristo é a essência, o valor central da nossa fé cristã. Sem Cristo, pouco saberíamos acerca de Deus. Querer conhecer Deus sem olhar para Jesus seria querer conhecer Deus a partir das nossas próprias ideias acerca de Deus. E as nossas ideias acerca de Deus não são Deus.

Conhecemos Deus na medida em que Ele mesmo toma a iniciativa de Se revelar. O processo do meu conhecimento Deus deve partir do próprio Deus e não de mim. E a ideia de Deus acerca de Si mesmo é Cristo. Jesus Cristo é Deus connosco. Emanuel. Deus distante ficando perto.

Jesus Cristo é a simplificação de Deus. É Deus falando a única linguagem que podemos entender: a linguagem humana. Jesus é a vida humana de Deus. É Deus manifestado na carne. Conhecer Cristo é conhecer Deus. Cristo é o ponto de partida para a verdadeira vida. Vida em plenitude. Eterna. Abundante. Vida de Deus.

Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigénito, que está no seio do Pai, é quem o revelou… Jesus disse-lhes: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (João 1:18; 14:6-9)

Sem comentários:

Enviar um comentário