sexta-feira

O REINO DE DEUS


Na Sua ‘Oração Modelo’ ou ‘Pai Nosso’ Cristo menciona o Reino de Deus: “…Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu…”. Trata-se de uma referência ao reino espiritual de Cristo. Realidade actual em progresso nos corações de todos os crentes.

Não se trata, portanto, evidentemente, de um reino terreno, político, geográfico, mas é algo que começa com a obra do Espírito Santo nos corações receptivos à Sua influência e que há-de projectar resultados, de forma prática e visível, na vida e relacionamentos humanos.

O Reino de Deus é, pois, uma realidade em construção nos nossos corações de crentes e na medida exacta em que formos sendo receptivos à influência do Espírito de Deus em nós. Jesus disse: “…eis que o reino de Deus está dentro de vós.”

Estaremos provando que somos cidadãos do Reino de Deus se abraçarmos apaixonadamente o ideal de tudo fazermos para que a vontade do Altíssimo se cumpra “assim na terra como no céu”. Ou seja: a começar em de nós. Individual e colectivamente.

Deus criou-nos para sermos cidadãos do Seu Reino. Ser cidadão do Reino de Deus significa ser salvo. Alcançar verdadeira liberdade, em Cristo. Obedecer às suas normas, em resultado do amor de Deus derramado em nossos corações. Não por força nem por violência, mas pelo Espírito que "testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus".

Permear a totalidade da vida com a totalidade de Deus é Reino de Deus em nós. Receita segura para uma plena realização, pessoal e colectiva, em todas as áreas da nossa vivência humana: física, social, intelectual, emocional, económica, política, espiritual...

A nossa cidadania no Reino de Deus é algo demasiado importante para ser desprezado. Convém darmos a devida atenção. Para Zaqueu, o Reino de Deus teve começo quando ele concordou em receber Jesus em sua casa. O Senhor confirmou-o dizendo: "Hoje veio a salvação a esta casa..." (Lucas 19:9).

Ponto saliente: o reino de Deus é harmonia. Se o reino de Deus estiver dentro de mim viverei em harmonia.

Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas… Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade... Porque o Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (Mateus 6:33; Hebreus 12:28; Romanos 14:17)

Sem comentários:

Enviar um comentário